Aluguel de terreno para antena


Quer alugar seu terreno para uma Operadora de Telefonia Móvel?

Quem tem um terreno e precisa de uma nova fonte de renda, com certeza já deve ter pensado em alugar ou vender para alguma finalidade?

Você sabia que a locação de terreno para uma Operadora de Telecom, pode ser uma ótima fonte de renda?

Isso acontece por alguns fatores:

  1. Contratos de longa duração (geralmente 5, 10, 20 e até 30 anos);
  2. Fonte de receita recorrente (depois de instaladas as antenas, você recebe um aluguel todo mês);
  3. Aluguel corrigido anualmente (geralmente são utilizados índices como IGP-M e IPC-A);
  4. Quem instala dificilmente tira a torre (o custo de instalação é alto, portanto a permanência por um longo período é quase certa).

Entretanto a locação de terreno requer uma série de cuidados que precisam ser analisados com bastante critério:

  1. Documentação do Imóvel tem que estar em dia (Habite-se, Contrato de Compra e Venda, Escritura do Imóvel, IPTU, Documentação de Água e Luz do Imóvel, Documentos do Locador, etc);
  2. É necessário obecer alguns critérios da prefeitura (como recuamento de calçada, distância de escolas de ensino infantil/hospitais/postos de saúde/creches (geralmente tem que estar pelo menos à 50 ou 100 metros de distância);
  3. Distância de outras torres de telefonia móvel (cada município tem uma regra, normalmente são pelo menos 100 metros de distância de cada torre).

A infraestrutura é por conta do Locatário, ele tem que devolver o imóvel no término da locação nas mesmas condições que encontrou.

A parte de documentação para a Operação da Infraestrutura também é de responsabilidade do Locatário (operadoras, Emissoras de Rádio e TV, etc), sendo estes documentos os mais comuns:

  • Licença de Funcionamento (Prefeitura);
  • Licença do MAER (Ministério da Aeronáutica);
  • Licença de Funcionamento da Estação e Rádio Frequência (Anatel);
  • Licença do Ministério do Meio Ambiente (quando aplicável à região);
  • ART (Anotação de Responsabilidade Técnica);
  • Laudo Estrutural;
  • Como a legislação ainda funciona no Brasil de maneira Municipal, outros documentos podem ser solicitados pela Prefeitura e pelos Órgãos Reguladores (fique atento com as regras de sua cidade).

O pagamento da Conta de Água e Luz é de responsabilidade da Operadora, devendo esta solicitar um Relógio e Medidor exclusivos para uso da infraestrutura.

Consulta sempre um especialista para lhe orientar, neste sentido a MyTower é a primeira empresa no Brasil que fala a linguagem do Locador e pode auxiliar você a não ter dor de cabeças.

Lembre-se, você é co-responsável por tudo que está instado em seu imóvel, portanto, muito cuidado na hora de assinar um contrato.

Conte conosco,

42186_4Equipe MyTower
comercial@mytower.com.br
(11) 4801-4800

 

banner-mytower


Comments are closed.